BRFAIR
Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil
Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil
O ano de 2019 finaliza com um sabor especial para os cafés de Comércio Justo no Brasil. Na Semana Internacional do Café (SIC) no Brasil, foi premiado, mais uma vez, o café Fairtrade no concurso nacional Coffee of the Year 2019 (melhores cafés do ano), realizado no estado de Minas Gerais.
Entre aplausos e euforia, o pequeno produtor capixaba (do estado do Espírito Santo), Luis Claudio de Souza, da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (CAFESUL), cooperativa certificada em Comércio Justo, ganhou o primeiro lugar por segundo ano consecutivo com um café de altíssima qualidade na categoria de café conilon.
Além disso, com o apoio da Coordenadora de Comércio Justo do Brasil (BRFAIR), este apresentando os cafés de seus membros (e seus diferentes métodos) em um stand de cafés Fairtrade. Nesse marco da semana do café, a BRFAIR também realizou o 5º Torneio de Qualidade de Melhor Café Fairtrade do Brasil.
Na competição, na categoria arábica natural, os ganhadores foram Edmar Lopes COOPFAM (Primeiro Lugar), Eugênio Rossi F. de Souza DOS COSTAS (Segundo Lugar), Antônio R. de Miranda COOPERVITAE (Terceiro Lugar). Na Categoria Arábica Cereja Descascado os ganhadores foram Alessandro Marcos de Miranda COOPERVITAE (Primeiro Lugar) e Márcio Heleno de Carvalho Junqueira ASCARIVE (Segundo Lugar). Na Categoria Conilon os ganhadores foram Luiz Claudio de Souza (Primeiro Lugar), Aliciana Castro (Segundo Lugar) e Daiana Souza Carrari (Terceiro Lugar), todos da cooperativa CAFESUL. Ambas mulheres participaram com o café “Pó de Mulheres”.
A SIC é um de maiores encontros de cafés do Brasil, onde reúnem cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Além disso, o evento promove oficinas técnicas sobre preparação de cafés, processos de torra e degustação, conferências sobre as tendências de negócios, o cultivo e processamento do café, concursos de barismo e rondas de negócios.
Este ano, a competição teve um número record de inscrições, recebendo 500 mostras dos(as) produtores(as); enquanto que o ano passado se registraram 405. Dessas, 180 mostras se classificaram para o final.
Realizada desde 2013, a Semana Internacional do Café se concentra no desenvolvimento do mercado brasileiro e da difusão da qualidade dos cafés nacionais tanto para consumidores nacionais como para outros países compradores, e busca melhorar os resultados econômicos e sociais do setor.
O governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, que acompanhou a premiação, em uma entrevista com o jornal brasileiro Jornal Fato, expressou: “O café capixaba tem se destacado pela qualidade e isso reflete nos resultados conquistados. Todos os dez capixabas finalistas ficaram entre os dez primeiros de suas categorias. Levamos o primeiro e terceiro lugares no conilon e o segundo no arábica. Isso demonstra como o Espírito Santo, de forma integrada entre o Governo do Estado, órgãos e instituições de pesquisa e os produtores, está trabalhando para que tenhamos cada dia um café com maior qualidade, agregando valor ao produto.”
Para a Coordenadora Latino-americana de Pequenos(as) Produtores(as) e Trabalhadores(as) de Comércio Justo (CLAC) é motivo de muito orgulho que as organizações produtoras de café Comércio Justo sejam premiadas. Parabenizamos as e os ganhadores e motivamos a seguirem produzindo com responsabilidade este delicioso café com qualidade Comércio Justo.