BRFAIR e CLAC participam do Rio Coffee Nation
Em seu terceiro ano consecutivo, o Rio Coffee Nation contou com o charme de ser realizado em um patrimônio histórico cultural do Rio de Janeiro: a Casa França Brasil. Foram dois dias em que o café ditou o ritmo, que envolveram os principais atores do setor, do grão à xícara. Com o objetivo de fomentar o consumo de cafés especiais e orgânicos, alcançando consumidores de diferentes idades e classe social, pelo primeiro ano o evento contou com a participação de uma Organização de Pequenos Produtores (OPP) certificada Fairtrade: a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (CAFESUL), situada no município capixaba de Muqui.
A CAFESUL apresentou pela primeira vez cafés certificados e licenciados Fairtrade aos participantes do evento. As marcas apresentadas foram o Casario e o Póde Mulheres, sendo o café produzido pelas mulheres o mais procurado pelos consumidores, por ter como temática o empoderamento feminino. Além disso, a CAFESUL participou da programação de palestras, com a participação da gerente administrativa, Natércia Bueno Vencioneck.
Natércia compartilhou informações sobre o diferencial do trabalho desenvolvido pelas mulheres do Grupo Pó de Mulheres, sua trajetória, desafios e superações. A gestora comercial da Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (CLAC), Marcia Manhães, apresentou uma palestra sobre o tema: “O que é Justo” fazendo alusão à campanha O Futuro é Justo, atrelada aos valores e diferenciais que evidenciam a importância da chegada da marca Fairtrade no Brasil.
Outro marco foi o recebimento do recurso doado pela Collectif Café (União de torrefadores e importadores de cafés especiais da França). Na ocasião, o presidente da CAFESUL Renato Theodoro, recebeu um cheque no valor de 5 mil euros, que financiará parte de um projeto aprovado para a compra de kits de estufa e terreiros suspensos para o grupo de mulheres da CAFESUL. O evento contou ainda com uma palestra sobre o projeto Póde Mulheres, que também foi campeã do concurso de “Melhor Café Torrado para Espresso”.
Representantes da CLAC e da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) estiveram presentes no evento, conhecendo um pouco mais sobre o perfil dos consumidores do Rio de Janeiro. Com o andamento do projeto Sul-Sul, essa participação nos principais eventos de acesso a mercados do Brasil, quer seja como expositores ou como visitantes, busca aprimorar as estratégias de implementação do projeto.
Em 2022, inicia-se o processo de apresentação da marca FAIRTRADE no Brasil e, a partir de 2023, a equipe do projeto pretende, juntamente com as OPPs certificadas e licenciadas Fairtrade, estruturar ações de lançamento da marca e seguir trabalhando ativamente na divulgação dos seus produtos aos consumidores do Brasil. Estas ações estão balizadas no estudo de mercado desenvolvido pala Euromonitor, a pedido da CLAC, que contempla as principais diretrizes a serem seguidas, desde a definição do início desta implantação, pela região Sudeste, passando pela definição do perfil deste potencial mercado. O estudo conta com dados qualitativos e quantitativos referentes ao B2B e B2C.