O que é Comércio Justo?
Descubra-o conosco
O Comércio Justo é um movimento social e econômico, cujas experiências pioneiras datam do final de 1940 como respostas alternativas ao fracasso do modelo de comércio convencional de promover padrões produtivos-comerciais; estilos de vida de desenvolvimento responsável e sustentável e oportunidades para os pequenos produtores, agricultores e artesãos em desvantagem econômica e social em comparação aos atores dominantes no mercado.
O comércio justo é um modelo de negócio alternativo que coloca o ser humano no centro, dignificando o seu trabalho, e a natureza, incentivando a gestão responsável e sustentável dos recursos naturais.
Quais são os objetivos principais do movimento pelo Comércio Justo?
Garantir aos pequenos produtores, agricultores e artesãos organizados acesso direto ao mercado em condições equitativas, criando um canal de comercialização solidário e de qualidade, o mais direto possível entre produtores e consumidores, que reconheça a dignidade do trabalho dos produtores e de suas organizações, e que estes estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Além disso, garantir aos trabalhadores agrícolas e artesanais condições dignas de trabalho, promovendo seu associativismo e empoderamento.
Os elementos mais importantes do movimento são: trabalhar com aqueles que sempre foram privados do acesso direto ao mercado (pequenos produtores, agricultores e artesãos), promovendo entre eles o associativismo para que se tornem atores protagonistas do desenvolvimento local, e tenham voz e força para construir relações comerciais justas e solidárias, transparentes, de longo prazo, que dignifiquem o trabalho dos seres humanos, que respeitem as diversidades culturais, étnicas e de gênero; e que promovam a sustentabilidade ambiental e intergeracional. Além disso, promover o respeito pelos direitos humanos e trabalhistas, e fomentar um reconhecimento justo do trabalho dos trabalhadores agrícolas e artesanais.