Intercitrus
Garantindo a produção sustentável de laranja para suco de pequenos agricultores no Brasil
Título do projeto: Aprimoramento de capacidades gerenciais, técnicas, produtivas e incentivo à implementação de boas práticas laborais para produtores de laranja para suco no Brasil
Duração: 2018-2021
Área de execução: estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, Brasil
Tópicos: laranja para suco, produtividade, condições dos trabalhadores
Participantes: 261 agricultores, 4 Organizações de Pequenos Produtores (OPPs)
Contexto
Os sucos Fairtrade têm um grande potencial de crescimento, como foi demonstrado nos últimos anos, com uma tendência ascendente no consumo, bem como um maior interesse expresso por novas empresas em oferecer sucos certificados Fairtrade a seus clientes.
O Brasil é líder na produção de suco de laranja Fairtrade, gerando aproximadamente 85% da produção mundial. Sete OPPs são certificados no país: quatro deles classificados como produtores de processamento de laranjas e três como produtores de suco de laranja. Os produtores de processamento de laranja são OPPs que vendem a matéria-prima para as fábricas do país e são responsáveis pela logística de exportação e negociação com importadores.
Em geral, a cadeia de suprimentos de laranja para processamento de OPPs é maior que a dos produtores de suco de laranja e depende mais dos importadores em termos de negociação do produto. O projeto, portanto, é voltado para OPPs que produzem laranjas.
Objetivo e resultados
Contribuir para a manutenção de estilos de vida sustentáveis de pequenos produtores de laranja para suco no Brasil, fortalecendo suas capacidades para aumentar a produtividade e melhorar suas habilidades de gestão.
Resultados esperados